São Paulo tem suas pequenas praias para os amantes e curiosos da arte contemporânea.

 
São muitos espaços, museus e galerias que vão das mais sofisticadas a outras em que o charme do improviso domina a cena. Dei um rolê por alguns endereços que investem em nomes novos e veteranos da arte moderna.
 
Em meio a obras abstratas, instalações e uso de temas provocadores, diversos artistas antes tido como marginais ou “menores”, aos olhos dos severos puristas das artes, encontram seus cantos para expor seus trabalhos e expressar suas ideias controversas (ou não) para uma audiência curiosa e despida de preconceitos.
 
Foram dez locais que visitei e conversei com curadores e artistas que trazem um pouco mais de cultura moderna ao paulistano que foge das filas e aglomerações para ter acesso a arte. Se informem antes de sua visitação, pois alguns locais tem horários e dias específicos para abrir. A maioria tem entrada gratuita. Bom rolê!
 

Dan Galeria

Foto: divulgação.

O espaço existe desde 1972, foi concebida por Peter Cohn e Glaucia Cohn e em seus primeiros anos de atividade focou na arte moderna brasileira. Anos depois mudou o enfoque para a abstração geométrica, arte concreta construtivismo dos anos 50 e 60. Se você se entusiama pelo tema, não deixe de fazer uma visita.
 
facebook.com/Dan-Galeria
www.dangaleria.com.br
info@dangaleria.com.br
 

Galeria Rabieh

Foto: divulgação.

Fundada pela libanesa naturalizada brasileira Lourdina Jean Rabieh, a galeria  leva o sobrenome de sua idealizadora. Espaçosa e imponente, a galeria tem como missão acolher as mais diferentes linguagens da arte contemporânea e promover a discussão de questões importantes à produção de seus artistas, sobretudo as mulheres, que representam 2/3 do seu staff. 
 
facebook.com/galeriarabieh
www.galeriarabieh.com.br
info@galeriarabieh.com.br
 

Baró

Foto: divulgação.

Um impressionante galpão na rua Barra Funda abriga a galeria Baró. Local aonde artistas das décadas de 70 e 80 exibem seus legados e novidades ao lado de novos nomes. O que não falta, literalmente, é espaço.
 
facebook.com/barogaleria
www.barogaleria.com
info@barogaleria.com
 

Galeria Superfície

Foto: divulgação.

A Galeria Superfície é um projeto do artista visual Gustavo Nóbrega e o consultor de arte Daniele Dal Col. A pequena galeria está localizada na Rua Oscar Freire e recebe expo do artista visual argentino Marcelo Brodsky (1954) no dia 6 de maio.
 
facebook.com/Galeria-Superfície
www.galeriasuperficie.com.br
info@galeriasuperficie.com.br
 

Zipper Galeria

Foto: divulgação.

A Zipper já se tornou um local tradicional e conta com arquitetura assinada por Marcelo Rosenbaum. Seu dever é mostrar que arte não é distante, nem sisuda ou inacessível. Seu acervo conta com fotos, gravuras e aposta em novos talentos desse mercado em dois ambientes para visitação. Adriana Duque, James Kudo e Zezão foram alguns dos muitos nomes expressivos que passaram por lá.
 
facebook.com/zippergaleria
www.zippergaleria.com.br
zipper@zippergaleria.com.br
 

Casa Triângulo

Foto: divulgação.

A casa iluminada com atmosfera futurista ganhou vida em 2016 na rua Estados Unidos investindo no experementalismo da arte moderna de diversas partes do país apostando em expos temporárias de nomes interessantes como Vânia Mignone, Nazareth Pacheco, Yuri Firmeza, entre outros.
 
facebook.com/galeriacasatriangulo
www.casatriangulo.com
info@casatriangulo.com
 

Galeria Sancovsky

Foto: divulgação.

Literalmente no meio do agito da Benedito Calixto está a discreta Galeria Sancovsky que leva o sobrenome de seu diretor Marcos Sancovsky. O espaço tem como objetivo apresentar uma significativa produção de artistas jovens e de artistas já conhecidos no circuito, que trabalham com diferentes expressões como pintura, vídeo, escultura, performance, etc.
 
facebook.com/galeriasancovsky
www.galeriasancovsky.com.br
contato@galeriasancovsky.com.br
 

Galeria Mezanino

Foto: divulgação.

Arte nas alturas desde 2006. A Mezanino tem curadoria de Renato de Cara e Daniela Bousso que promovem mostras coletivas num charmoso espaço na rua Cunha Gago. Até dia 29 de abril acontece a mostra Tristes Trópicos.
 
facebook.com/galeria.mezanino
http://www.galeriamezanino.com/
galeriamezanino@gmail.com
 

A7MA

Foto: divulgação.

Arte de rua é coisa muito séria para a A7MA (a sétima). O local é destinado exclusivamente à street art e suas vertentes. A galeria surgiu da junção entre os grupos de artistas Fullhouse e o Coletivo 132. Mais de 30 exposições foram  realizadas e as focadas na arte do pixo deram uma nova visão ao tema que antes era visto de forma pejorativa.
 
facebook.com/A7MA.ART.BR
www.a7ma.art.br/
contato@a7ma.art.br
 

Pivô

Foto: Felipe Castellari.

Localizada no clássico e charmoso Edíficio Copan, a galeria Pivô está hospedada num espaço respeitável onde ocorrem expos, workshops, palestras e outras atividades vltadas a arte experimental.
 
facebook.com/pivoartepesquisa
http://www.pivo.org.br/
contato@pivo.org.br