Um guia de rolês alternativos na capital do Ceará

 
Fortaleza, a capital da terra da luz — assim conhecida não pelo sol que dá as caras em todas as estações do ano, mas sim por ter sido o Ceará a primeira província a libertar os escravos no Brasil —, é bem famosa por suas praias, shows de humor, casas de forró e quintas-feiras do caranguejo. No entanto, a cena alternativa também pulsa por lá, com opções para quem se identifica mais com o underground, mas também não dispensa a vibe litorânea que a cidade tem a oferecer. Confira algumas atrações fora do circuito “turistão” que o Freak Market preparou sobre essa cidade que adora acolher. 
 

Praia dos Crush

Foto: Divulgação.

É recente o apelido que o Aterrinho da Praia de Iracema recebeu, mas o nome já está oficializado em busca do Google com endereço, avaliação e fotos. Recente também é a crescente ocupação daquele pedaço da orla de Fortaleza não só por moradores da região. É lá que, principalmente, uma galera mais alternativa tem levado canga, violão e curtido o mar calminho e umas cerveja geladas no fim de tarde. A poucos metros dali está a Ponte Metálica, atração obrigatória a quem quer ter uma vista ainda mais bela daquela praia, e o Bar do Mincharia, sugestão para terminar a noite com os amigos. 
 
R. dos Pacajús, 66 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE
 

Astrologic Club 

Foto: divulgação.

O bairro Benfica é onde está localizado alguns dos cursos da Universidade Federal do Ceará, assim, a interação entre espaço público e estudantes de Letras, Arquitetura, Jornalismo, Ciências Sociais, História, Psicologia, entre outras áreas, é bastante intensa. Por lá, uma novidade vem atraindo os frequentadores: o Astrologic Club Lounge, pub inspirado nos signos do zodíaco.
O espaço conta com dois ambientes: o bar, onde os clientes podem pedir a música que quiserem ouvir enquanto conversam e experimentam drinks batizados com os nomes dos signos; e a boate, onde as baladas são temáticas, como a Quinta Nebulosa, o Caldeirão Mixtura, a Domingueira Astrologic e o Planeta dos Ursos, além de shows de drags e transformistas e concursos de gogo dancers.
 
Rua Senador Pompeu, 2235 - Benfica
Funcionamento de quinta a sábado, a partir das 17h, e aos domingo a partir das 18h.
 

Mambembe

Foto: Mateus Monteiro.

Surgido em 2013, o local é uma das principais atrações da região boêmia da Praia de Iracema e tem um importante papel na revitalização da área. A proposta é de um lugar democrático e sem rótulos, que dá espaço a artistas independentes e música brasileira, como o coletivo de DJs Fertinha, um dos protagonistas das noites no Mambembe, que carrega forte apego à capital alencarina e muita música dançante e fora do convencional. 
A casa tem capacidade interna para 400 pessoas, mas seus frequentadores também ocupam a rua dos Tabajaras, onde a festa se estende agregando até 2000 pessoas e comércios formais e informais.
 
Rua dos Tabajaras, 368 - Praia de Iracema
Funcionamento às sextas e sábados, das 22h às 5h
 

Órbita Bar 

Foto: divulgação.

Uma das casas mais conhecidas da cena underground de Fortaleza, o Órbita fica no coração da Praia de Iracema e conta com uma programação de quinta a domingo para públicos diversos, dos que curtem surf music até quem é fã de covers de bandas de rock ou baladas indie. Há sinucas para quem gosta de jogar ao som de uma boa música ao vivo, bar com cervejas populares e drinks e, dependendo da ocasião, a casa ainda libera o valor da entrada para consumação. 
Para o fim da balada, a Simple Pizza, logo em frente à saída do Órbita, é uma boa opção para saciar a fome da madrugada.
 
Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema
Funcionamento de quinta a domingo, das 21h às 4h
 

Salão das Ilusões

Foto: Leonardo Albuquerque.

Há sete anos o Salão das Ilusões reúne manifestações artísticas, gastronomia, moda, oficinas e resistência em um prédio histórico no centro de Fortaleza. O local conta com cinco ambientes, como o brechó vintage da Boutique; a Sala Vazia, dedicada a exposições, lançamentos de publicações e jam sessions; e o espaço gastronômico Efêmera Cozinha da Kerla. Recentemente, a Feira Mútua também vem movimentando o Salão a cada dois meses, destacando a moda autoral com exposições de estilistas de Fortaleza, lançamentos de coleções, venda de produtos e música. Se estiver pela cidade, é super válido dar uma olhada na programação do espaço e aproveitar suas múltiplas atrações e eventos noturnos, como o Projeto Zuada e o Lésbicas Futuristas.
 
Rua Cel. Ferraz, 80 - Centro
Funcionamento de segunda a sexta, das 14h às 18h (ou até 0h quando há programação noturna).
 

The Lights

Foto: divulgação.

Também localizado no bairro universitário Benfica, o The Lights funciona há pouco mais de um ano com cerveja gelada a um preço bastante acessível e uma programação durante a semana com DJs que tocam do pop ao brega, passando por MPB, samba, rock e funk brasileiro. Focado no público jovem, a proposta do espaço é que as pessoas sentem, bebam, conversem e enlouqueçam numa balada pequena e marcante em um dos bairros mais aconchegantes de Fortaleza. 
 
Rua Instituto do Ceará, loja 4, Benfica
Funcionamento de segunda a sexta (exceto às quartas), a partir das 20h
 

Confeitaria Sublime

Foto: divulgação.

O seu terceiro lugar, onde o produto é o aconchego. Essa é a experiência que a Confeitaria Sublime pretende oferecer aos clientes: não é a casa, nem o trabalho, mas um ambiente onde você se sinta bem para quebrar o meio do dia com um café ou curtir o happy hour com cervejas especiais. A vitrine da pequena e charmosa cafeteria exibe red velvet, tortinhas, salgados e quiches deliciosos. O espaço é ótimo para um encontro entre amigos, relaxar, participar do Clube de Leitura Sublime no último sábado do mês e, especialmente, curtir um duo de jazz animado às sextas-feiras (a banda completa se apresenta em um sábado por mês). 
 
R. Eduardo Bezerra, 1276 - São João do Tauape, Fortaleza 
Funcionamento de segunda a sexta, das 12h às 21h, e aos sábados, das 10h às 19h