Nem só de chimarrão, churrasco e bergamota vive o gaúcho em Porto Alegre. Esqueça a ideia de que o vaneirão e a chula são os únicos ritmos tocados pelo sul.

Porto Alegre é uma capital apaixonada por música e cultura que, desde os anos 80, permeia entre um punk rock até os ossos, jazz, eletrônica, pagode, muita MPB e como novidade, está incorporando de vez os ritmos latinos como a cumbia e até o tango com rock.
 
Hoje, a cidade respira muitas ações de rua, eventos específicos, festas em casarões, ocupações e muitos bares temáticos que começam com um “late happy hour”, porém logo viram opção para o resto da noite. 
 
Foi difícil selecionar, mas tá aí o Guia Alterna de Porto Alegre mais eclético possível para agradar porto-alegrenses e turistas de todas as querências, com novidades e velharias que valem a pena!
 

Odeon

Foto: Divulgação.

Desde 1985 o bar Odeon é uma das maiores referências da vida boêmia no centro de Porto Alegre. Com uma atmosfera que remete outra época, é possível ouvir tango, jazz e MPB tomando alguma das cervejas artesanais ou cachacinhas que o bar oferece e para comer é bem simples: bolinhos de bacalhau, de carne ou batatas fritas. Tudo no Odeon é muito nostálgico. Ah, e falando em nostálgico, a máquina de cartão é uma novidade recente, já que o dono relutou, mas só aceita no débito.
 
Dica boa: Olhe as paredes!
Onde fica: Rua Andrade Neves nº 81. Centro de Porto Alegre
Fanpage
 

Von Teese

Foto: divulgação.

O Von Teese - High Tea & Cocktail Bar é um bar temático burlesco que te leva aos antigos cabarés franceses. Inspirado em Dita Von Teese, o lugar é pura sedução. Para quem quer começar cedo, o high-tea encanta com suas torres de doces e salgados servidos com chá ou espumante, já para quem quer chegar mais tarde a casa tem uma carta de coquetéis especiais servidos em bules.
 
Na agenda semanal o sex appeal não fica para trás! Como disse a sócia Carolina Disegna, o bar oferece noites especiais a semana toda, como a Matinée Poutsplaf (noite de fotos nuas), as Quartas de Tarot, o Pole Dance, o OPEN Burlesco, uma noite para aprender a fazer drinks, o Tango Tea, o Boylesque (que é o burlesque com dançarinos homens), dentre outro eventos super atrativos, só fechando às segundas-feiras.
 
Dica boa: O melhor horário para chegar é um late happy hour, entre 20h00 e 20h30
Onde fica: Rua Bento Figueiredo, nº 32, Bairro Bom Fim.
Fanpage
 

Casa Frasca

Foto: divulgação.

A Casa Frasca é, de longe, o lugar mais alternativo de Porto Alegre na atualidade. O casarão de 1911, situado em uma avenida nobre da cidade, agora é um centro cultural multiartístico graças aos idealizadores Alvin Dasilla e Clegue França. O espaço recebe peças de teatro, espetáculos de dança, ensaios, oficinas, serve de locação para audiovisual, projetos sociais, shows e festas noturnas não periódicas e sempre muito intensas. A curadoria de eventos da casa avisa que pode rolar tudo o que tenha conexão com a ideologia do centro cultural e que esteja preocupada em preservar o casarão que está em constante processo de restauração. Para saber quando rola festa boa por lá é só seguir a página deles no Facebook. 
 
Dica boa: As festas são animadas e super psicodélicas, mas a atmosfera dos shows é sempre super intimista e deliciosa. 
Onde fica: Av. Independência, 426. 
Fanpage
 

Vasco1020

Foto: divulgação.

Uma das novidades mais recentes da capital, o bar tem uma decoração industrial com algumas peças garimpadas em lugares especiais, como a cadeira do Olímpico, antigo estádio do Grêmio e time do coração de um dos sócios.
Como o cardápio é bem enxuto e muda a cada 20 dias, se estiver com fome, você pode escolher uma das três opções de pratos e subir as escadas para pedir direto para o chefe. Além disso, tudo, tem drinks especiais, cachacinhas artesanais e chopp artesanal de diferentes cervejarias de Porto Alegre.
 
Curiosidade: O copo de água é de graça e o lugar é petfriendly.
Onde fica: Rua Vasco da Gama, 1020.
Fanpage
 

Rock & Soul

Foto: Ellen Lope (divulgação).

Um restaurante vegano separa o bar de uma das baladas mais procuradas pelos jovens de Porto Alegre (O Margot) e faz com que o Rock & Soul pareça “só mais um bar” da Cidade Baixa, zona mais boêmia e notívaga da cidade. Mas, não se deixe enganar: Ele é um gastrobar regado à muito rock’n’roll que mistura shows, bons drinks e festa num ambiente com dois andares e mais um espaço aberto na parte de trás do bar.
 
Dica boa: A maior carta de whisky do estado e você pode chegar depois das 2 da manhã
Onde fica: Rua João Alfredo, 555. Cidade Baixa.
Fanpage
 

Groovaholic

Foto: divulgação.

O Groova é um bar, mas também é um café e uma loja de vinil com mais de mil discos no catálogo, que vai de afro, jazz, salsa, hip hop, reggae a rock. Sempre regados à música boa e good vibes, o encantador sobrado da Miguel Tostes é um spot bem atraente na noite portoalegrense.
 
Dica boa: Curtir a vibe dos vinis do dia com pizza e cerveja artesanal.
Onde fica: Rua Miguel Tostes, 263.
Fanpage
 

Ocidente

Foto: divulgação.

Desde 1980 sendo o reduto do público alternativo de Porto, o Bar Ocidente é patrimônio cultural da cidade e tradicionalmente conhecido por suas festas eletrônicas, pop e anos 80, como a Balonê, a Pulp Fiction, o Late Bar e a Blow Up. A curiosidade maior do Oci, é que durante o horário de almoço ele se transforma em um restaurante lactovegetariano.
 
Dica boa: Compre o ingresso da sua festa com antecedência e conheça todas as pistas.
Onde fica: Rua Osvaldo Aranha, 960. Bairro Bom Fim
Fanpage
 

Margot

 

Foto: Divulgação.

Inspirado nos filmes de Wes Anderson, o Margot é um daqueles lugares que junta tudo e a mistura fica boa. O bar abre cedo com drinks rebuscados e comidinhas deliciosas, tem festas semanais com temáticas latinas, irlandesas, anos 90, rock, black e atualiza constantemente sua agenda para ninguém enjoar. E quem cansar? Sobe as escadinhas e encontra a barraca amarela do filme Os Excêntricos Tenenbaums, que você pode reservar se quiser ter um momento mais intimista enquanto o pau quebra nas pistas. 
 
Dica boa: quase sempre chegando cedo tem dose dupla.
Onde fica: João Alfredo, 577. Bairro Cidade Baixa
Fanpage
 

Cine theatro Ypiranga

Foto: divulgação.

O Cine-Theatro Ypiranga já foi tanta coisa, foi casa noturna, bar, igreja evangélica, já se chamou Ovo de Colombo e Sunga Bar e hoje voltou a ter o mesmo nome de outrora, mas é uma danceteria LGBT total. Amamos! O prédio, tombado pelo patrimônio histórico, tem três pistas de dança e sempre rola dois DJs residentes mais um convidado, prometendo uma programação cultural repleta de drags, shows, peças de teatro, exposições de artes visuais e as apresentações cheias de purpurina. 
 
Dica boa: A festa Biba
Onde fica: Av. Cristóvão Colombo, 772.
Fanpage
 

Odomodê 

Foto: Divulgação.

O Instituto Cultural Afrosul, também conhecido por Odomodê é um espaço que, além de promover e difundir a cultura negra por meio de cursos, oficinas e vivência cotidiana para jovens e crianças, também oferece o famoso samba aos domingos, enegrecendo lindamente Porto Alegre. Uma grande roda de samba plural e energizante.
 
Dica boa: Vá ao samba de domingo e até às 19h a entrada é gratuita. 
Onde fica:  Av. Ipiranga, 3850.
Fanpage

Cabaret

Foto: Man Korman (divulgação).

Cabaret Voltaire, Cabaret do Beco, hoje o Cabaret - que nasceu em 1992 - é só Cabaret. Mas vocês acham que é pouca coisa? É pouca coisa não! O Cabaret tem festas de estourar a bilheteria desde sempre, como a Disc-o-nexo, London Calling, Amnesia, e outras. Todas elas bem democráticas, agradando a gregos, troianos, brasileiros e forasteiros, desde novinhos até os mais experientes no dancefloor. AH! Bom lembrar que cada festa tem a sua própria página no face, assim dá para acompanhar os eventos e as fotos da sua festa preferida.
 
Dica boa: Acompanhe a página do Cabaret, mas não deixe se seguir as páginas das festas.
Onde fica: Sete de setembro, 708. Centro Histórico de Porto Alegre.
Fanpage
 

Malvadeza Pub

Foto: Meu Mundo Poá (divulgação).

O Malvadeza Pub nasceu quando nasceu a própria cerveja Malvadeza. O Pub é o primeiro brewery pub de todo o Rio Grande do Sul e por sete anos a cerveja Malvadeza era consumida exclusivamente no pub. Porém, com o crescimento e o sucesso deste néctar dos deuses nórdicos, hoje ela é comercializada em outros seis estados do país. No palco do espaço tocam bandas de rock, pop, jazz e blues de quintas a sábados. Para beber, cinco rótulos originais entre Pale Ale, Ipa, American Pale Ale, Branca e Stark. Para acompanhar a ótima cerveja e o som, pizza quadrada com massa artesanal tem cobertura de molho de tomate, queijo mussarela, carne desfiada, cebola, queijo gorgonzola e orégano ou a batata frita coberta por bacon, cheddar e cebolinha. 
 
Dica boa: Vá com sede.
Onde fica: Travessa do Carmo, 76, Porto Alegre.
Fanpage
 

Dirty Old Man

Foto: divulgação.

O Dirty, como é chamado pelo sul, é o bar do Bucowski, aquele escritor boêmio e sem nenhuma papa na língua. Lá, tanto o nome do bar, quanto a decoração e o cardápio remetem ao “velho safado”. Para quem quer chegar de bike, tem estacionamento de bicicleta logo na frente da pequena e estreita porta que recebe os clientes. Lá dentro é escurinho, com mesas altas, dois andares e com muita madeira, bem como um pub deve ser. Drinks clássicos, comidinhas práticas como bruschetas, batatas ou panchos em um ambiente bem “bucowski”. Se você é fã do poeta, não vai errar. 
 
Dica boa: Chegue antes das 21h por que lota e faz fila. Ninguém merece fila, né?
Onde fica: Rua Lima e Silva, 956. Cidade Baixa.
Fanpage
 

Tutti Giorni

Foto: D'o Café (divulgação).

Ponto de encontro dos artistas, o Tutti é praticamente patrimônio cultural de Porto Alegre. Desde 1989 o bar que reúne centenas de pessoas no seu entorno não é um simples evento, uma festa ou algo parecido, é um hábito do “povo de humanas” da cidade. O bar fecha à meia-noite e o pessoal continua ocupando o espaço público, que atualmente fica nas escadarias da avenida mais famosa do centro da cidade. O “bar dos cartunistas”, como é conhecido, virou uma ocupação política e cultural às terças-feiras, quase sempre embalado por música popular brasileira.
 
Dica boa: Peça para algum porto-alegrense apresentar o Tutti para você.
Onde fica: Escadaria da Borges de Medeiros, 710. Centro Histórico. 
Fanpage
 

Lancheria do Parque

Foto: Eduardo Quadros (divulgação).

A Lancheria do Parque é outra parada obrigatória em Porto Alegre. Ela nos alimenta a qualquer hora do dia e da madrugada. A comida é boa, barata e sem frescura. Os sucos são servidos no copo do liquidificador e custam a bagatela de R$ 8,00, os pastéis são feitos na hora e são servidos a lá rodízio: o garçom passa gritando que o pastel tá pronto e você avisa quantos quer. O lugar é tão amorzinho de Porto Alegre que na despedida de um dos seus atendentes a lancheria estava tão lotada que tinha gente até na Osvaldo Aranha, bloqueando o trânsito da rua.
 
Dica boa: Peça o suco e pastéis ou vá de Xis coração, aquele bem clássico.
Onde fica: Rua Osvaldo Aranha, 1086.
Fanpage