NO MUNDO DA LUA – Artesã Paulistana faz luminárias a mão que vão te deixar mais perto do céu!

Tati Albertini mostra que possível sim viver de arte, ser mãe e tudo mais que uma mulher quiser!

São Paulo é uma cidade grande e caótica, onde todos estão tão obcecados em realizar seus sonhos profissionais, pagar contas e quitar dívidas que muitas vezes as pessoas esquecem de admirar as coisas mais simples como uma noite estrelada, coisa rara já que não temos um céu tão propício para observações, sejam elas astronômicas ou apenas advindas de olhos sonhadores.

 Entre concreto e buzinas, a paulicéia desvairada esconde muitos talentos e um deles é Tatiana Albertini, uma mulher super alto astral e que apesar dos 41 anos recém feitos ainda parece uma garotinha brincando de massinha de modelar na sala de casa, o que não deixa de ser verdade, porém há alguns anos isto é seu ganha pão e sua experiência com as artes plásticas fez com que ela conquistasse sua independência financeira, criasse sua filha e de quebra ainda a tornou famosa na internet!

MOLDANDO CAMINHOS

Tati conta que desde que se entende por gente ela faz arte. Quando era pequena pegava tudo que via pela frente e saia modelando, desde sabão em pedra, sabonetes, até massa de farinha de trigo e nesta época não havia muita informação e tecnologia para aprender técnicas, então sozinha foi testando e criando seus métodos de criação. Seus pais nunca entenderam bem se aquilo seria apenas uma fase ou brincadeira de criança, mas ela aos 13 anos já vendia seus bonequinhos por aí mas o tempo foi passando e com isso vieram os ditos “empregos comuns” e Tati mesmo atuando no mercado de trabalho tradicional nunca deixou sua veia artística morrer.

“A arte não era muito bem vista e a sociedade tem a capacidade de nos engolir, mas remei contra a maré desde sempre, tomei coragem, me firmei nos meus princípios e bati de frente!” 

 A ARTE DE SER MÃE

Mãe da Ana Clara, hoje com 15 anos, Tati diz que quando se viu com uma filha pequena e ganhando um salário mínimo, ela parou e pensou “Opa pera aí Tatiana, tá tudo errado! Você é muito melhor que isso...” e nesta epifania ela decidiu viver apenas do seu talento adquirido durante toda uma vida, mas que por um tempo foi reprimido pelas imposições sociais. E quem é que decide quando uma pessoa deve viver dos seus sonhos? Apenas ela mesma, e foi isso que Tatiana fez!

Sua filha Ana, nasceu no meio das tintas, foi uma criança que sempre teve acesso as telas, pincéis, massinhas, e amigos artistas sempre as visitando então para ela é tudo muito normal e natural, diferente das amigas que vão na casa delas e ficam extasiadas com tudo que veem. Mas apesar de todas estas influências ela é uma garota de exatas, diferente de sua mãe.

“Fácil não é sabe? Mas a satisfação pessoal é muito maior que tudo, porque posso acompanhar o crescimento da minha filha enquanto pinto um quadro por exemplo e isso é maravilhoso para mim.”

Além da profissão artesã e mãe também existe a dona de casa e Tati cuida de seu lar como toda boa artista, entre plantinhas, gatos e muitas peças de clientes espalhadas por aí, mas conta que não foi fácil conciliar a rotina e todas as suas funções, pois cuida de tudo sozinha: Desde a divulgação, venda, produção, embalagem e envio. Ela produz diversas coisas e tudo com base em suas pesquisas, testes e o auto ditatismo é a marca registrada de seu trabalho! Tati faz desde quadros pintados com materiais inusitados como café e água de beterraba, até peças lindíssimas de biscuit e luminárias feitas em papietagem.

Muitos pedidos exclusivos chegam em seu inbox, cada vez é um novo desafio e ela conta que é incrível dar vida com suas próprias mãos, uma ideia que foi passada pelos clientes na confiança de que aquilo ficará do jeito que eles sonharam, então é um trabalho que vai muito além da venda e ver a pessoa feliz no final do processo é gratificante para ela!

O CÉU É O LIMITE

Tati ficou famosa há uns três anos já na internet e não é para menos, pois ela cria um sonho em forma de luminária! Imagina você ter uma Lua enorme em casa, iluminando seu quarto e transformando suas noites em um céu lindo só para você? Pois é, ela consegue fazer isso e por este motivo conquistou milhares de pessoas nas redes sociais!

Ela contou em segredo que a luminária de Lua surgiu numa tarde de férias  escolares da Ana, onde elas estavam brincando de fazerem luminárias novas para seus quartos e quando Tati postou no Facebook assim que ficou pronta teve um BOOM imediato! Desde então ela tem recebido remessas o ano inteiro das peças que ela chama carinhosamente de “suas meninas”.

As Luas são feitas totalmente a mão, desde a parte elétrica com lâmpadas Led, fiação e tomada bivolt, até sua cúpula em papel com 74cm de circunferência aproximadamente, que é o tamanho de uma bola de futebol. Elas têm o tempo de secagem de 10 a 15 dias e Tati realiza todo este passo a passo com muito cuidado.

Seu trabalho é o seu reflexo sem sombra de dúvidas, e ela diz que a Lua representa sua dualidade pois é profundamente apaixonada por Astronomia então tem muito deste lado científico nas suas inspirações e no seu processo criativo, com suas curiosidades e teorias. Mas juntamente com isso caminha seu lado espiritual e como as duas coisas são muito distintas ela conseguiu em sua arte unir tudo que faz parte de sua essência.

“Por isso ando com um balaio a tira colo e nele eu coloco tudo o que possa me ajudar a evoluir, então olho a Lua e vejo como ela está no centro da minha própria dualidade.”

Apreensiva com o atual cenário político no país, onde parece que voltamos a uma época de censura e total descuido com o próximo, ela crê que artistas estão correndo risco de serem mal vistos cada vez mais e tempos sombrios estão vindo por aí, mas ainda assim ela continua remando contra a maré e todos os dias continua fazendo arte, o que a transformou nessa menina mulher que enche a casa das pessoas de luz e cria conexões através dos seus trabalhos.

Para encomendar suas peças basta procurá-la em seu Instagram ou Facebook, e fica aí a minha dica para quem quer se presentear ou dar algo especial para quem ama! (Inclusive aceito uma gente haha)

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo do tipo, que tal apoiar a revista Freak Market? Pelo Apoia-se você pode contribuir para que essa revista continue produzindo conteúdo independente e divulgando novos artistas. A partir de cinco reais você já recebe recompensas e ajuda a construir um conteúdo de qualidade, livre de intervenção publicitária.

Escrito por:

Ana Medioli

Ela é bruxa, publicitária e sonha em ser mãe de família, mesmo tendo um monte de tatuagens pelo corpo, uma vida não tão regrada assim, e jura que segunda começa a dieta, sempre! Aos 27 anos já se mudou mais de 10 vezes em SP, se considera uma cigana na cidade grande e acredita de verdade que a arte vai salvar todos nós do fim do mundo.
Popular em Artesanato