#Resumão da 1ª Oficina aberta de Fotografia de Horror de São Paulo

Dia 18 de agosto aconteceu a primeira oficina aberta de fotografia de horror de São Paulo. Ministrada por Yara Oliveira, uma inciativa Freak Market e com a parceria do Espaço Nexus, a oficina reuniu fotógrafos e amantes do horror.

Para começar, todos passaram por algumas informações básicas de fotografia; diagramação, enquadramento, painel de referências e iluminação. Depois foram para primeira parte prática.

A oficina dividida em 3 partes, contava em sua metade com a aula de efeitos práticos simples e de baixo custo, a tradicional receita de sangue falso e como criar ferimentos com papel higiênico e cola.

Fotos: Ana Sofia

Na fase 3 do workshop, os alunos foram apresentados ao lado mais surrealista do horror e desafiados a construir cenários incômodos e assustadores sem se aproveitar dos efeitos gore de sangue e ferimentos. Esses foram alguns dos resultados:

Com muito estudo e bom humor, a união de técnica, praticidade e baixo custo resultou em portfólios muito interessantes logo na primeira oficina. Isso desde fotos feitas por câmeras profissionais, até o básico do celular.

Fotos:Beatriz Levischi

Os alunos entraram no clima de fantasia e até quem tinha aquela gastura de ver os ferimentos, acabou se divertindo e entendendo o conceito da Fotografia de Horror, que vai além de dar sustos, chegando à reflexão.

Fotos: Leonardo Eichinger

A oficina foi completamente gratuita e um tremendo sucesso em sua primeira edição! Curtiu a ideia?

Bom, para que mais oficinas gratuitas aconteçam, precisamos de você, por isso temos uma página no apoia-se para manter o projeto rolando:

apoia.se/freakmarket

A arte independente tem várias facetas e pode inspirar muita gente das mais loucas formas. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Escrito por:

Yara Oliveira

Graduada em Rádio e Tv, com extensão em artes contemporâneas e cinema e pós em design. Comunicação, arte e design, paixões intrínsecas da minha vida e bases da sociedade, que tenho necessidade de aprender e explorar cada vez mais.
Popular em Fotografia