Workshops de arte e cultura nesta semana

Workshop de Fotografia, Galeria e Mercado, com Marcos Varanda

Quais são as possibilidades para comercializar fotografia no Brasil? Neste curso, Marcos Varanda irá traçar um panorama geral e indicará os caminhos possíveis para entrar para o mercado da fotografia. O participante será capaz de identificar e editar seu trabalho de forma mais assertiva e mais direcionada para o mercado que pretende oferecer, e ainda, será capaz de preparar uma apresentação de seu trabalho que o valorize.

Saiba mais sobre o Workshop de Fotografia, Galeria e Mercado, com Marcos Varanda

O Feminino Infinito

O Feminino Infinito vem celebrar a presença da criação universal na alma feminina em seus vários desdobramentos. Através de oito artistas mulheres, é apresentada a diversidade de suas expressões e linguagens nas artes visuais, poesia e artes cênicas. 

O tema proposto nesta 3ª edição é o Corpo Feminino - será falado do corpo da mulher, da menina, da mãe e a gravidez - o aborto, o estupro, o abuso, a violência, o prazer, o sexo, a nudez, o erotismo, a prostituição, a sensualidade. 

Saiba mais sobre o Feminino Infinito

Arte em tempos de crise

Quem pode viver de arte no Brasil? Quem tem acesso à museu, centros culturais, cinemas, teatros, lazer e cultura? Quem recebe financiamento das leis de incentivo? Quem financia a cultura?

Em tempos de ataque aos direitos de trabalhadoras/es, privatizações, sucateamento dos serviços públicos, aumento da desigualdade, aquelas/es que acreditam na arte como ferramenta política se deparam com uma situação cada vez mais assustadora. É preciso discutir e se fortalecer, seja contra os cortes ou a censura. Seja por mais investimento ou reconhecimento. 

Saiba mais sobre a Arte em tempos de crise

Mutirão de Costura

Em parceria com a Rede Design Possível e Costura Solidária SP, acontece a primeira edição do evento Mutirão. A ideia é promover um dia de conserto de objetos e roupas para que voltemos a usar peças deixadas de lado por terem pequenos defeitos. 

Com o propósito de acionar o consumo consciente, reutilizando peças que já temos em casa ao invés de sempre comprar novas. Serão disponibilizadas 3 costureiras da Costura Solidária SP para atender até 30 pessoas. 

Saiba mais sobre o Mutirão de Costura

Workshop De Serigrafia (Estampagem)

O objetivo deste workshop é a aproximação dos participantes com a arte da serigrafia, passando pelas etapas de preparação, noções técnicas, escolha de suportes, revelação e estampagem. A Serigrafia Silk Scren é um processo de impressão de texto ou figura em uma superfície (tecido, parede ou papel), no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada. 

A oficina será minitrada pelo artista visual Jardélio Santos (Jard’s), que atua com intervenções urbanas em espaços múltiplos não convencionais, e ações comunitária que utiliza a arte urbana como ferramenta de criação coletiva em espaços periféricos.

Saiba mais sobre o Workshop de Serigrafia (Estampagem)

Fotografia na moda e na publicidade

Motorola apresenta a Casa #hellocidades, um espaço dedicado à fotografia, arte urbana e à tecnologia, que promoverá oficinas de fotografia gratuitas com profissionais-referência em suas áreas. As oficinas acontecem de 26 de outubro a 17 de novembro durante a 8ª. Mostra de Fotografia de São Paulo. 

Saiba mais sobre a Fotografia na moda e na publicidade

Open Art com Furlan 

Open Art é uma iniciativa da WALLS Graffiti & Urban Shop de promover o graffiti e arte urbana através de oficinas gratuitas, abertas ao público, com os artistas mais experientes da cena. 

Temos o prazer de contar neste sábado, dia 18 de Novembro, com o artista Furl4n, que irá compartilhar seu conhecimento em trabalhos de realismo para o público em geral, desde iniciantes e apreciadores a artistas mais experientes.

Saiba mais sobre o Open Art com Furlan 

Ateliê Aberto

Algumas técnicas de gravura e fotografia necessitam de aparatos e equipamentos que muitas vezes impossibilitam o trabalho em um ateliê individual. Entendendo a produção artística como campo de troca e experimentação, o Ateliê Experimental oferece seu ambiente e equipamentos de produção gráfica aos artistas e estudantes um dia por semana, entendendo o compartilhamento dos espaços e ferramentas como forma de contribuir para a construção dos discursos artísticos individuais.

O Ateliê Experimental é um laboratório de linguagens gráficas manuais, como a gravura e o desenho. Tem foco nas atividades práticas e na vivência em ateliê. Os instrutores orientam os participantes sobre as diferentes técnicas manuais e referências da história da arte para a produção artística.

Saiba mais sobre o Ateliê Aberto

Escrito por:

Rubens Nogueira

Jornalista por profissão e músico por teimosia, ama tudo quanto é tipo de arte e se amarra em produção de conteúdo de diversos tipos, tamanhos, formatos e canais. Não consegue viver sem jogar futebol e tocar violão de vez em quando.
Popular em Artes Plásticas