Expo Batman 80 anos: Um passeio pela trajetória do herói da DC

Em comemoração dos 80 anos do homem-morcego, o Memorial da América Latina sedia a exposiçãoBatman 80” e nós da Freak Market cobrimos tudo com um vídeo irado!
Fiquem agora com um vídeo apresentado por nossas redatoras Isadora Marques e Yara Oliveira, onde contamos nossas impressões e mostramos como é tudo lá dentro!

Uma experiência imersiva, com curadoria de Ivan Freitas da Costa, reúne mais de 500 peças originais, quadrinhos raros, itens de colecionador e ilustrações relacionadas ao mundo do Batman. A exposição te transporta para dentro da jornada do homem-morcego seja nos quadrinhos, cinema, TV e nos games. Logo de cara, antes de entrar, você já se depara com uma réplica do Batmóvel da série clássica que enche os olhos de qualquer fã – além disso também pode apreciar uma réplica do Batmóvel dos filmes do Tim Burton

A mostra te permite explorar 12 cenários que fizeram parte da história do homem-morcego. É impossível não ficar de queixo caído com o realismo dos ambientes, que vão desde a Batcaverna até o aterrorizante Asilo Arkham, onde encontrará uma imensa galeria de vilões, como Pinguim, Charada, Hera Venenosa e Duas Caras. As salas do Coringa e da Mulher Gato são realmente de tirar o fôlego – dá pra se sentir uma verdadeira Selina Kyle e para se “maquiar” na penteadeira do Coringa. Tudo isso acompanhado de uma cenografia muito bem trabalhada, que além de apresentar diversos locais para boas fotos, também te entrega uma gama de informações e curiosidades sobre o mundo do Batman. Além disso, você ainda encontrará uma porção de Easter Eggs espalhados pelas salas, fiquem de olhos abertos! 

Além de todo o arsenal apresentado pela exposição, o destaque fica para acessibilidade. O ambiente é equipado para cadeirantes, também conta com painéis escritos em braile em 45º por toda a exposição. E a área Batsense que foi desenvolvida pela empresa AllGeek Sense, empresa responsável por criar soluções e conteúdos acessíveis para deficientes em geral. Nessa área você pode encontrar:

Uma TV com tradução em libras feita por Léo Castilho, que descreve a imagem oficial da exposição que foi desenhada pelo Ivan, curador da Batman 80, em anexo você também pode encontrar uma imagem tátil que também representa a imagem oficial e áudio descrição.

Como segundo recurso é possível encontrar a imagem em contraste nas cores preta e amarela, que oferece um recurso para atender as pessoas que tem baixa visão, na qual pode ser girada, ampliada até que fique perfeita para a sua linha de visão. 

As duas peças presentes na frente dessa área – o busto do Batman em tamanho real e a representação da imagem oficial da exposição – são para o experimento sensorial imersivo feita para pessoas com deficiência visual, elas podem fazer o reconhecimento facial e se conectar a imagem pelo tato. O que gera experiências bastante emocionantes!!

É um batprograma sem contraindicações e a Freak Market recomenda fortemente a Batman 80.

Serviço: Batman 80 – vai até o dia 15 de dezembro

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Terça a sexta das 12h ás 21h; sábado e domingo e feriados das 10h ás 21h

Ingressos: R$17,50 a R$45,00


Escrito por:

Isadora Marques

Graduada em Jornalismo pela FIAM FAAM. Vive em constante estudo sobre as vertentes da cultura independente e para enaltecer o trabalho de minorias. Feminista, amante de cinema, música e cultura pop, gosta de escrever sobre pessoas e obras inspiradoras. Sonha com a volta triunfal da revista impressa.
Popular em Exposições