Como o rock mudou a moda

Elvis Presley

Rei do rock’n’roll, dono de um sucesso absoluto e internacional na década de 50, o ícone do rock ainda é sinônimo de estilo de diferentes olhares. No da moda, fica claro que a sua ousadia fez sucesso. Macacões com capa, pedrarias, ouro…

Claro que, falando de Elvis, até o simples dele dominou as ruas. Graças a ele, vimos o estilo aviador, composto de: jaqueta de couro + calça jeans + camiseta branca, look eternizado como clássico da moda na sua época, que teve a disseminação ainda mais acentuada com a ascensão do American Way Of Life logo após o final da guerra e do racionamento de matéria-prima têxtil.

David Bowie

Pioneiro no debate sobre a questão de gênero, o cantor David Bowie marcou uma geração que assistiu o jovem engomadinho de terno e gravata se transformar no extravagante de roupas coloridas, além da maquiagem característica deste artista, que inspirou tantas pessoas.

Usar David Bowie como referência para a moda significa abusar de peças masculinas e femininas combinadas, alfaiataria às estampadas, acessórios gigantes e sem abrir mão em momento algum da maquiagem!

Bob Dylan

Dono de uma das vozes mais marcantes na década de 60, o artista fez história com todos os seus - nada modestos - 11 álbuns gravados. Além de grande cantor, Bob Dylan também foi até laureado por “ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”!

Moderno para a sua época, apesar do seu estilo country, cheio de camurça e botas de cowboy, também conquistou olhares mais atentos não só pela sua música.

Axl Rose

A voz do Guns N’ Roses, além de cantor, também é compositor, multi-instrumentista e, por último, mas não menos importante, ícone do visual rock mais popular.

Um look com muito couro, jeans, camisetas justas e tênis é a marca de Axl Rose, que deixa claro ao mundo o seu estilo punk da cabeça aos pés.

Cazuza

O ex-Barão Vermelho e eterno ícone do rock brasileiro é, até hoje, referência de música e estilo. Com grandes sucessos e lifestyle boêmio, emplacou diversos hits como “O Tempo Não Para” e “Codinome Beija-Flor”. Infelizmente, o HIV fez com que essa brilhante carreira tivesse que ser interrompida.

Ele levava a vida de maneira fluida, sem rótulos, e seu estilo o acompanhava nessa ideia. Hoje, o que conhecemos como roupa sem gênero era o alicerce de apoio para as produções de Cazuza. Não importava se era justo, decotado ou colorido. Se a vontade batia, ele usava, sem medos ou amarras.

Rita Lee

Uma trajetória abrilhantada com muito talento carrega a história dessa mulher irreverente na moda também. Ditando tendência d’Os Mutantes com sua bota prateada de salto plataforma roubada, até figurinos carregados de significados, como a vestimenta de presidiária que usou no seu primeiro show logo após ter sido solta da prisão, nos anos 70.

Além da ousadia e do cabelo (até pouco tempo) ruivo, uma marca da nada-discreta rainha do rock brasileiro sempre foram os óculos redondos, que também simbolizou a época hippie, que Rita viveu tão intensamente.

Esses foram alguns dos rockeiros que marcaram época nos palcos e nas tendências, mas quem é que inspira teu look quando você acorda com a pegada ROCK?

Fotos: Moda Para Homem, Estadão, Revista Donna, Pinterest, Clubbing, 

Escrito por:

Lavínia Sousa

Relações públicas com um pézinho no jornalismo e outro no marketing, apaixonada por escrever sobre o mundo da moda e que não tem medo de ousar no look.
Popular em Rock