De uns verões pra cá, o stand up paddle – também conhecido como SUP – ganhou status hype entre os amantes de esportes aquáticos, conquistando desde a galera que curte pegar grandes tubos até quem prefere uma vibe mais tranquila.

A técnica ancestral dos havaianos – que usavam remos em suas pranchas para ir de uma ilha a outra – se desenvolveu até dar origem à versão moderna do esporte.

No início dos anos 60, em Waikiki, os surfistas locais (que remavam em cima de suas longboards para chamar a atenção dos turistas em dias de mar tranquilo) começaram a usar a técnica para pegar ondas e arriscar manobras.

Desde então, o Hoe He’e Nalu – como é conhecido o SUP no Havaí – vem invadindo as praias mundo afora.

O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e portes físicos.

O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e portes físicos.

Por se tratar de um esporte que pode ser praticado em várias regiões do litoral e do interior – inclusive em grandes centros urbanos como São Paulo – o stand up paddle vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e virou febre entre praticantes de todas as idades e portes físicos. Confira alguns dos lugares mais bacanas para testar seu equilíbrio em travessias aquáticas, surfar altas bombas e ainda aproveitar pra pegar uma corzinha nesse verão.

Mora no interior? Sem problemas! O SUP também é praticado em rios, lagos, lagoas e represas.

Mora no interior? Sem problemas! O SUP também é praticado em rios, lagos, lagoas e represas.

SÃO PAULO

Se você acha que, por estar distante do mar, a capital paulista é um lugar onde o SUP é impraticável, se enganou feio. A Raia da USP é um dos locais que recebe praticantes do esporte em São Paulo, dentro da Cidade Universitária mesmo! Além de fornecer pranchas e remos para estudantes inscritos, a universidade promove aulas para iniciantes às segundas, quartas e sextas, sempre às 12h30.

A Represa Guarapiranga é outro pico amigável para a prática do SUP, com vários clubes que oferecem aluguéis de pranchas, aulas com instrutores qualificados e guarderia para quem já tem o equipamento. O conselho de quem frequenta o lugar é chegar cedo, já que, a partir da tarde, o vento pode ser um obstáculo ao equilíbrio dos iniciantes. A represa Billings também dispõe de vários clubes com os mesmos serviços.

RIO DE JANEIRO

O esporte ganhou as praias da cidade e os mais corajosos se arriscam até nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas é em Copacabana onde o SUP é mais difundido, principalmente entre o final do Posto 5 e o Posto 6, trecho que tem várias barraquinhas de aluguel de pranchas e instrutores. As águas tranquilas e a ausência de vento atraem iniciantes e profissionais.

Remar e deslizar nas ondas com o Morro Dois Irmãos ao fundo pode ser uma experiência incrível. Deve ser por isso que a praia de Ipanema é um dos principais pontos de atração de praticantes do SUP na cidade. Além da paisagem, o mar mais calmo facilita a vida de quem está começando.

Na Praia Vermelha, o SUP também conta com grande número de adeptos, que tem o prazer de remar na bonita região do entorno do Pão de Açúcar.

Prática de stand up paddle reforça musculatura e incrementa a saúde

Prática de stand up paddle reforça musculatura e incrementa a saúde

FLORIANÓPOLIS

A praia de Sambaqui é um dos points preferidos de quem pratica o esporte na ilha, com um detalhe que faz toda a diferença: desde o começo do ano, um grupo de praticantes resolveu levar as pranchas para o mar depois que o sol se punha.

O equipamento, adaptado com iluminação de LED, abriu espaço para que cada vez mais pessoas adotassem a prática noturna do SUP. Ou seja, não tem hora certa pra praticar o seu esporte favorito.

RECIFE

Apesar do perigo dos ataques de tubarão em algumas praias urbanas do Recife, o SUP é praticado em trechos do litoral mais afastados da capital pernambucana, como Serrambi, no litoral sul, que reúne condições ideais para quem está se iniciando no esporte. Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, também concentra algumas escolas de stand up paddle que atraem os amantes do esporte.

Mil motivos para praticar o SUP

Se você ficou na vontade de aproveitar o verão deslizando nas águas, não perca tempo! Além de ser uma diversão garantida, o stand up paddle traz benefícios importantes para a saúde, como o fortalecimento da musculatura das costas, braços e barriga, além de uma maior noção de equilíbrio e consciência corporal. Se você der sorte, pode até ter momentos impressionantes como o do vídeo abaixo.

 

 

(Com exceção da foto que abre a matéria, todas as imagens utilizadas são provenientes do site Pixabay.com)