Inside Out: uma porta aberta para o cinema LGBTQ

Em atividade há mais de duas décadas no Canadá, o Inside Out é um festival de cinema que existe exclusivamente para trazer à tona filmes e vídeos com temática e produção realizada por pessoas gays, lésbicas, bissexuais, trans e queers. Com ele, a comunidade tem um espaço para proporcionar visibilidade para esse público, tão carente de produções do tipo, através de festivais anuais realizados nas cidades de Toronto e Ottawa.

Capa do vídeo

Em maio de 2018, ocorreu a 28ª edição do evento na cidade em Toronto. Com onze dias de duração, teve premiação para melhor filme queer vencida por “Love, Scott”, documentário da diretora canadense Laura Marie Wayne. O filme conta a trajetória de um jovem músico gay que é atacado por civis por causa de preconceito contra sua opção sexual, e acaba paralisado da cintura para baixo, vivendo, a partir disso, uma jornada de perda, superação e transformação. 

Além deste longa, o festival teve a exibição de 49 obras cinematográficas de 27 países diferentes com uma seleção bastante diversa de títulos. 

Entre eles, um brasileiro. O documentário “Bixa Travesty” (dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla), cuja obra trata do relato da vida e carreira de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, e sua batalha pela desconstrução de estereótipos de gênero e raça. 

Acima de tudo, celebração à liberdade sexual

Durante os onze dias de Inside Out são realizadas palestras com diretores, produtores e ativistas, além de muitas festas com participantes que puderam se divertir, dançar e confraternizar junto de pessoas que compartilham do interesse pelo cinema LGBT. 

Iniciativas para novos cineastas

Buscando mudar vidas a partir de atitudes desafiadoras na área de cinema, pela primeira vez o Festival Inside Out trouxe uma novidade: o projeto Novas Visões, que abre espaço aos participantes aprenderem com profissionais da indústria as competências necessárias para criarem curta-metragens de alta qualidade. 

O evento também promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum de Financiamento de Filmes LGBTQ com a intenção de proporcionar aos produtores independentes a chance de apresentar seus planos para executivos internacionais de cinema. 

Quem esteve lá falou muito bem do evento, trazendo comentários e empolgação com a variedade de filmes e pluralidade de conteúdos dentro do tema. Inclusive, alguns seguidores das redes sociais do festival já o consideram seu evento favorito em Toronto!

Fotos: Inside Out Facebook

Escrito por:

Luna Rocha

Designer de moda, interessada em styling e consultoria de estilo, além de louca por acessórios temáticos e excêntricos. Como redatora, cria conteúdos sobre arte, moda e cultura pop para plataformas digitais.
Popular em Cultura